Banco de ideias
2026.1
Projeto estrutural de um edifício de uso misto
Descrição: A proposta deste projeto integrador consiste na elaboração de um projeto estrutural e soluções construtivas de um edifício de uso misto, com áreas de uso residencial e comercial. O objetivo principal é desenvolver o projeto estrutural completo e estudar diferentes propostas construtivas para a edificação. O projeto poderá conter estudos de análise técnica e econômica das tecnologias a serem empregadas, visando otimização e sustentabilidade.
Autores: Arthur Felisbino Phelippe, Eric Serafim Franco, Fernando Steiner Giasson, Luan Alves da Silva, Lucas Bossi Savi, Lucas Eduardo Pilati Silva
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas
Recursos: Software Eberick (Alto QI); Software Visus (Alto QI); Software AutoCad; Computadores para utilizar os softwares; Normas ABNT;Software ftool; Software Revit.
Origem: Em branco.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Projeto estrutural e projetos complementares para ginásio poliesportivo em concreto armado e cobertura metálica – Ginásio de Esportes para o Colégio de Aplicação UFSC
Descrição: O projeto consiste na concepção e no dimensionamento estrutural de um ginásio poliesportivo para o Colégio de Aplicação da UFSC, desenvolvido por alunos e oferecido à instituição como proposta para suprir a demanda por infraestrutura adequada às atividades de educação física e convivência dos estudantes.
Autores: Gabriela Fisher, Geovana Viviani de Araujo, Luana Landscheck de Oliveira
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas
Recursos: Acesso aos softwares AutoCad, Eberick, Builder, SCIA e pré projetos já desenvolvidos pela instituição. Normas pertinentes.
Origem: Consiste em atendimento de necessidade de professores e alunos do Colégio Aplicação da UFSC, formalizada em termo de acordo firmado junto ao Ministério Público Federal, que exige providências de infraestrutura adequada para as atividades de educação física, a fim de afastar risco à segurança e saúde dos alunos.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Projeto de estrutura em concreto armado e fundações de edifício de oito pavimentos com estabilização de solo em área urbana
Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento do sistema estrutural e de fundações de uma edificação de uso misto de oito pavimentos, localizado em área urbana, considerando as condições geotécnicas específicas do terreno e as restrições do espaço construtivo. A proposta envolve a concepção estrutural em concreto armado, incluindo o dimensionamento dos elementos estruturais e a definição das fundações adequadas. Serão analisadas as interações solo-estrutura, com estudo das técnicas de estabilização necessárias para garantir a segurança e o desempenho da obra em contexto urbano, além de discutir alternativas de fundações e seus impactos no comportamento estrutural, visando a otimização técnica e econômica do projeto.
Autores: Agatha Sagaz da Silva, Bruna Dela Pace, Filipe Pasinato, Hugo Anthony dos Santos Ossami, Julia Valsecchi Ribeiro, Lucas Odebrecht
Áreas envolvidas: Estruturas, Geotecnia e Transportes
Recursos: Projeto arquitetônico da edificação, software de cálculo estrutural (Eberick), software de desenho assistido (AutoCAD/Revit), dados oriundos de investigações geotécnicas, planilha eletrônica (Microsoft Excel) e acesso às normas pertinentes da ABNT.
Origem: Não há.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Desenvolvimento de projeto de fundações, estrutural e análise comparativa de viabilidade entre sistemas construtivos para conjunto habitacional
Descrição: De forma a atender à crescente demanda por moradia nos grandes centros urbanos, mantendo-se acessível para famílias de baixa e média renda, este Projeto Integrador propõe a elaboração do projeto estrutural, de fundações e a compatibilização preliminar com o arquitetônico de um conjunto habitacional em Florianópolis. A elaboração inicial do Projeto Básico contempla um pré-lançamento da superestrutura, com vistas a obter a Planta de Cargas dos pilares do térreo e posterior dimensionamento das fundações. Como parâmetros de variabilidade, serão comparadas duas propostas de moradia popular: Primeiramente, um conjunto habitacional para uma edificação de 10 pavimentos, dividido em 2 blocos, com projeção em “L”. Para esta proposta, ainda serão comparados os sistemas construtivos mais adequados, entre uma estrutura de concreto armado moldada in loco ou pré-moldada. Alternativamente, também serão propostas unidades habitacionais seguindo o formato do programa Floripa para Todos, em alvenaria estrutural. Por fim, será realizada a compatibilização preliminar entre o modelo arquitetônico e estrutural adotado, para a elaboração do orçamento e planejamento da execução dos diferentes sistemas construtivos. Após definir os custos e prazos para cada proposta, serão obtidos os parâmetros para defesa do modelo mais adequado para o projeto.
Autores: Artur Machado Scheidt, Eduarda Soares, Igor da Rosa de Sousa, Igor da Silva Silvi, Larissa Aguiar Prado, Mateus Henrique Costa
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas, Geotecnia e Transportes
Recursos: Normas: NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto; NBR 6122: Projeto e execução de fundações; NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado; NBR 16868: Alvenaria estrutural. Legislação vigente para o município. Softwares: AltoQI Eberick; AltoQI Visus; Revit; AutoCAD. Disponibilização de dados geotécnicos (sondagens) e topográficos (terreno para locação). Literatura pertinente para aprofundamento conceitual, teórico e prático.
Origem: Em branco
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Anteprojeto de Qualificação Urbano-Ambiental em Encostas: Soluções Integradas de Geotecnia e Mobilidade para um Setor do Maciço do Morro da Cruz.
Descrição: A ideia principal aqui é unir a engenharia como ferramenta para melhorar a sociedade com o impacto social positivo que a mesma pode causar.
O crescimento urbano desordenado em Florianópolis tem intensificado a ocupação de áreas de risco, gerando um complexo cenário de vulnerabilidade social e ambiental. A notória fragilidade no sistema de monitoramento e fiscalização contínuo agrava este quadro, resultando em riscos geotécnicos, como deslizamentos, e em severas deficiências de infraestrutura. Dentre estas, destacam-se as limitações de mobilidade urbana (cito, por exemplo, a necessidade da criação da linha formiguinha no maciço do Morro da Cruz, visto que ônibus de grande porte têm imensa dificuldade de acessar a região), que dificultam o acesso de transporte público e serviços essenciais, isolando comunidades. Frente a este cenário, este Projeto Integrador propõe o desenvolvimento de uma solução de engenharia concreta, estruturada em duas fases sequenciais (PI 1 e PI 2), culminando na entrega de um Anteprojeto de Qualificação Urbano-Ambiental para um setor crítico da região. A etapa 1 será dedicada à fase de Diagnóstico e Estudo de Concepção. As atividades incluem o levantamento de dados de campo (topografia, ensaios de solo), a análise geotécnica e de mobilidade, e o estudo de alternativas de engenharia. A etapa 2 focará no Desenvolvimento do Anteprojeto da solução escolhida. Esta fase resultará na elaboração das peças técnicas que compõem a solução de engenharia, incluindo: Projeto Geotécnico de Estabilização, com pré-dimensionamento e desenhos e Projeto de Infraestrutura de Mobilidade, com possibilidade de sugestões de adequações com uso de projeto geométrico e de drenagem. A ideia é que o resultado final seja um anteprojeto completo, contendo as pranchas de desenho, memoriais de cálculo e descritivo, e também possibilidade de um orçamento preliminar, representando uma proposta técnica e viável para a melhoria da segurança e qualidade de vida na região.
Autores: Carlos Eduardo Kuchnier
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas, Geotecnia e Transporte
Recursos: Serão necessários recursos de hardware como computador e smartphone. As análises, elaboração de mapas e desenhos técnicos podem ser realizadas com softwares de acesso livre e gratuito:
QGIS; Google Earth Pro; Civil 3D; AutoCAD. Dados cartográficos, geoespaciais e imagens de satélite: Portal GeoFloripa; bases do governo de SC; IBGE; Programa Copernicus, da União Europeia. Dados de campo: Drone; Ensaios de campo com as ferramentas e materiais dos laboratórios de solos e LABCIG; Uso da base de conhecimento de mobilidade do LabTrans para estudo da mobilidade local (Existem projetos do laboratório rodando com a prefeitura de Floripa que podem fornecer dados importantes). Cito também as normas disponíveis na BU.
Origem: Cito aqui, além da vivência diária na região e observação da demanda, também uma notícia que considero bastante relevante ao tema. https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/sistema-de-combate-as-ocupacoes-irregularesesta-fragilizado-em-florianopolis
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Projeto de uma Arena de Futebol com estrutura pré-moldada e reaproveitamento da água pluvial.
Descrição: A concepção de uma arena de futebol para 12 mil espectadores, utilizando estrutura pré-moldada em concreto, permite maior agilidade na execução, padronização dos elementos e precisão construtiva, além de garantir durabilidade e resistência mecânica adequadas às cargas permanentes e variáveis da edificação. As arquibancadas são projetadas em módulos pré-fabricados de concreto, dimensionados para suportar grandes concentrações de público e atender às normas de acessibilidade e segurança. A cobertura metálica, apoiada em treliças ou vigas metálicas de grande vão, é projetada para proteger o público e parte do campo, garantindo conforto térmico e acústico, além de permitir a instalação de sistemas de iluminação e sonorização. O projeto contempla ainda a implantação de um sistema de reaproveitamento de águas pluviais, por meio da captação da água da cobertura, direcionada para calhas e condutores, conduzida até reservatórios para posterior uso em irrigação do gramado, limpeza das áreas comuns e sistemas sanitários, reduzindo o consumo de água potável. A arena será dotada de infraestrutura hidráulica compatível com eventos de grande porte, contemplando o uso racional dos recursos e a sustentabilidade do empreendimento.
Autores: Ana Júlia Deffaci Deresz, Douglas Vigarani Scalco, Gabriel Silveira da Silva, Osman Jose Reyes Alberto, Pedro Augusto Pinho Assi, Vinicius Rodrigues Vila Verde
Áreas envolvidas: Construção Civil, Estruturas
Recursos: Softwares de desenho (AutoCAD); utilização de softwares BIM (REVIT); softwares para a modelagem de estruturas (Eberick) e complementares (QI Builder); software de simulação para aproveitamento de águas pluviais (Netuno); computadores para utilizar os softwares; acesso a dados topográficos e dados de ventos pelo INMET; acesso à bibliografia das áreas; Normas ABNT e internacionais; Legislação Estadual e Municipal; demais softwares e equipamentos que os orientadores acharem necessários.
Origem: Não há.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Reforma e Modernização ou Implantação de uma Nova Estação Rodoviária em Santa Catarina
Descrição: O projeto propõe o estudo para reforma ou construção de uma nova rodoviária em município de Santa Catarina, contemplando tanto a infraestrutura viária quanto os edifícios de apoio aos usuários. No âmbito da mobilidade, serão analisados o dimensionamento e a organização dos acessos viários, pátios de manobra, estacionamentos e plataformas de embarque e desembarque, com foco em fluidez do tráfego e segurança operacional. Será desenvolvida a concepção arquitetônica e outros projetos que compõem a rodoviária, incluindo áreas de espera, bilheterias, sanitários, áreas técnicas e de apoio, com atenção a normas de acessibilidade, conforto térmico e eficiência energética. O trabalho integrará soluções para diversas áreas, visando oferecer um terminal moderno, funcional e adequado ao crescimento da demanda de transporte intermunicipal e interestadual.
Autores: Andressa Lais Haiduki, Breno de Andrade Sargento Paulino, Gabriel Nienkoetter Veloso Lopes, Jean Pierre Inácio Schutz, Marcos Artur Ferreira José, Thiago Miguel Ferreira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas, Estruturas, Geotecnia e Transportes
Recursos: AutoCAD Civil 3D, Microsoft Excel, QGIS, PTV Vissim, Eberick (AltoQi), QiBuilder (AltoQi), SINAPI, Revit. Bibliografia técnica e normas da ABNT. Plano Diretor Municipal. Legislações urbanísticas e ambientais da região do estudo.
Origem: Não há.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Ampliação e Modernização de Aeroporto Regional em Santa Catarina: Dimensionamento de Pavimentos Aeronáuticos e Estruturas de Apoio ao Passageiro
Descrição: O projeto tem como objetivo o estudo de ampliação e modernização de um aeroporto regional em Santa Catarina, contemplando tanto o lado ar quanto o lado terra. No âmbito da infraestrutura aeronáutica, serão analisados o reforço e a expansão do pavimento do pátio de aeronaves, pistas de táxi e áreas de manobra, considerando critérios de capacidade de carga (ACN/PCN), dimensionamento estrutural, sistema de drenagem e sinalização. No lado terra, será desenvolvido o estudo preliminar para a concepção arquitetônica e o outros projetos de um novo terminal de passageiros, abrangendo áreas de embarque, desembarque, salas de espera, espaços técnicos e de apoio, com atenção às normas de acessibilidade, conforto ambiental e eficiência energética. A proposta busca integrar soluções de engenharia civil, estruturas, geotecnia e planejamento urbano, assegurando funcionalidade, segurança operacional e suporte ao desenvolvimento econômico regional.
Autores: Andressa Lais Haiduki, Breno de Andrade Sargento Paulino, Gabriel Nienkoetter Veloso Lopes, Jean Pierre Inácio Schutz, Marcos Artur Ferreira José, Thiago Miguel Ferreira
Áreas envolvidas:Ciências Geodésicas, Estruturas, Geotecnia e Transportes
Recursos: Microsoft Excel QGIS FAARFIELD (FAA) Eberick (AltoQi) QiBuilder (AltoQi) SINAPI Revit Bibliografia técnica e normas da ABNT Referências regulatórias: ICAO Anexo 14, FAA AC 150/5320-6, RBAC/ANAC aplicáveis.
Origem: Não há.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Loteamento Urbano Planejado com Polo Valorizador na Grande Florianópolis
Descrição: O projeto propõe o planejamento de um loteamento urbano planejado na região da Grande Florianópolis. A proposta contempla a integração entre áreas habitacionais, infraestrutura urbana e um polo valorizador, que poderá assumir a forma de centro comunitário, parque urbano, polo educacional ou espaço comercial. O objetivo é criar um empreendimento que vá além da simples oferta de lotes, promovendo qualidade de vida, sustentabilidade, mobilidade e valorização imobiliária.
Autores: Andressa Lais Haiduki, Breno de Andrade Sargento Paulino, Gabriel Nienkoetter Veloso Lopes, Jean Pierre Inácio Schutz, Marcos Artur Ferreira José, Thiago Miguel Ferreira
Áreas envolvidas: Construção Civil, Estruturas, Geotecnia e Transportes
Recursos:AutoCAD Civil 3D, Microsoft Excel, QGIS, PTV Vissim, Eberick (AltoQi), QiBuilder (AltoQi), SINAPI, Revit. Bibliografia técnica e normas da ABNT. Plano Diretor. Legislações urbanísticas e ambientais da região da Grande Florianópolis.
Origem: Não há.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
2025.2
Projeto estrutural, orçamento e análise técnica e econômica de um edifício residencial.
Descrição: O projeto integrador proposto por esta equipe tem como objetivo a elaboração de um projeto estrutural de um edifício residencial e a realização de uma análise da viabilidade técnica e econômica da construção proposta. Será desenvolvido todo o projeto estrutural, orçamento e planejamento para determinar se a construção do edifício proposto, em uma região a ser escolhida, é financeiramente viável.
Para a elaboração do projeto estrutural, será realizado o estudo de quais materiais e técnicas construtivas serão mais adequados e viáveis economicamente para o projeto na região a ser escolhida, será definido as dimensões das vigas, pilares, lajes e demais elementos estruturais a serem implementados no projeto, considerando as normas vigentes. O projeto estrutural será composto por uma memória de cálculo, detalhando as informações sobre a construção e os cálculos realizados, também será desenvolvido pranchas contendo informações sobre o projeto e demais detalhamentos necessários para uma boa compreensão dos elementos que compõem a estrutura.
Para o desenvolvimento do orçamento do projeto será detalhado os custos envolvidos na execução da obra. Os custos presentes no orçamento vão incluir os materiais utilizados, mão de obra, equipamentos, licenças, custos de projeto e os demais serviços necessários para a execução da edificação.
Para a análise da viabilidade técnica e econômica, será considerado o custo de aquisição do terreno, possíveis custos de desapropriação, eventuais demolições, o custo da construção, os valores de venda dos apartamentos, taxas e impostos, e demais fatores financeiros que impactam na análise de viabilidade econômica.
Autores: Gabriel Hansen Schein, Gregory Matsushita Dalla Costa, Igor Astolfi Poltronieri, Maria Luiza Garcia, Nathan Tomaz de Matos
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas
Recursos: Software Eberick (Alto QI);
Software Visus (Alto QI);
Software AutoCad;
Computadores para utilizar os softwares;
Acesso ao laboratório de estruturas;
Acesso a bibliografia das áreas;
Normas ABNT;
Legislação estadual e federal;
Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharem necessários.
Desenvolvido em: 2025/2.
Projeto Geotécnico de Estabilização para o Morro dos Cavalos (BR 101, Palhoça/SC)
Descrição: O estado de Santa Catarina se caracteriza por uma grande diversidade climática e geográfica, o que o torna vulnerável a diversos fenômenos meteorológicos extremos. Dentre esses eventos, as fortes chuvas se destacam como um dos principais desafios para a população e para as autoridades, frequentemente resultando em enchentes, deslizamentos de terra e prejuízos econômicos. Um exemplo recente ocorreu em abril de 2024, quando o trânsito na região do Morro dos Cavalos foi bloqueado por mais de 50 horas devido a fortes chuvas e deslizamentos, interrompendo a mobilidade e o fornecimento de serviços essenciais.
O Morro dos Cavalos é uma área conhecida por sua alta suscetibilidade a deslizamentos de terra, especialmente durante períodos de chuvas intensas, o que coloca em risco a segurança da rodovia BR-101 e a conectividade entre as cidades de Santa Catarina, como Garopaba, Paulo Lopes, Imbituba, Laguna, Tubarão, Criciúma e a Grande Florianópolis. A interdição da rodovia durante o incidente de abril de 2024 causou não apenas danos econômicos, mas também afetou diretamente os serviços de saúde, transporte de mercadorias e pessoas, além de comprometer o acesso a serviços educacionais.
Este projeto visa propor soluções de engenharia para a estabilização do Morro dos Cavalos, especificamente nas áreas adjacentes à BR-101, onde a instabilidade geotécnica ainda persiste. A proposta envolve a elaboração de projetos de contenção e análise da estabilidade de taludes nas áreas que carecem de proteção estrutural, com o objetivo de minimizar os riscos de deslizamentos e garantir a segurança da infraestrutura local. Para isso, será realizado um projeto de levantamento topográfico planialtimétrico da área, seguido da análise dos dados coletados e do desenvolvimento dos projetos de contenção adequados.
Autores: Bruno Andrade, Gabriel Nienkoetter Veloso Lopes, Katharyna Macedo, Maria Eduarda Vieira, Maya da Rosa Santos
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas, Geotecnia e Transportes
Recursos: Espaços físicos: Laboratório de Geoprocessamento (para processamento de dados), Laboratório de Mecânica dos Solos.
Softwares: softwares para geoprocessamento de dados e imagens de levantamento aerofotogramétrico, Civil 3D (Autodesk), Pacote Office, software GIS (Arcgis, Qgis), software para estabilidade de taludes (Geostudio, Slide).
Equipamentos: Drones para levantamento topográfico planialtimétrico e fotogramétrico, GNSS RTK.
Outros recusrsos: Acesso a bibliografia das áreas.
Desenvolvido em: 2025/2.
Projeto de um condomínio residencial sustentável com pavimento drenante e captação pelo telhado para aproveitamento de água da chuva.
Descrição: Esta proposta tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto básico que abrange pavimentação drenante e a construção de casas sustentáveis, com foco na captação, filtragem e reaproveitamento da água da chuva. O estudo envolve a seleção dos melhores materiais e métodos para a construção do pavimento, incluindo soluções eficientes de drenagem para garantir o escoamento adequado da água e minimizar impactos ambientais.
No âmbito da construção sustentável, será elaborado um projeto arquitetônico e complementares, para uma residência unifamiliar voltada à sustentabilidade. O projeto prevê a utilização da água da chuva captada do telhado e do pavimento, o aproveitamento da energia solar para aquecimento, a otimização da ventilação natural e da insolação, além do uso de materiais que contribuem para a eficiência térmica e a redução da temperatura interna. Também será considerado o melhor aproveitamento dos materiais utilizados na construção. Além de um orçamento detalhado e quantitativo dos materiais.
A demanda para este projeto surge da preocupação com os impactos ambientais da construção civil e a gestão dos recursos naturais, especialmente água e energia. A necessidade de pavimentos drenantes surge para melhorar o escoamento e aproveitamento da água da chuva, enquanto a reutilização da água da chuva e a busca por maior eficiência energética nas construções são soluções fundamentais para reduzir impactos ambientais e promover a sustentabilidade.
Autores: Alef Pereira, Ana Júlia Heisler de Oliveira, Anna Luiza Schiefler Wallner, Débora Casasola, Marcela Nettuzzi Faorlin
Áreas envolvidas: Construção civil, Geotecnia e Transportes
Recursos: Softwares de desenho (AutoCAD). Utilização de softwares de simulação para aproveitamento de águas pluviais (Netuno); Dados de precipitação; Utilização de softwares BIM (Revit); Computadores para utilizar os softwares; Acesso a dados de tráfego, geotécnicos e topográficos; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT, DNIT e internacionais; Legislação estadual; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharam necessários.
Desenvolvido em: 2025/2.
Projetos estrutural e de infraestrutura para edifício residencial em construção modular de concreto pré-fabricado, com foco no desempenho térmico.
Descrição: Este projeto busca desenvolver o projeto estrutural de um edifício de quatro pavimentos, construção modular em concreto pré-fabricado. A concepção será realizada a partir de projeto arquitetônico previamente escolhido. Atualmente, a construção modular no setor residencial enfrenta desafios no Brasil, principalmente devido à resistência cultural e às limitações na personalização. Para superar essa barreira, a proposta é realizar um projeto com capacidade de alteração de layout da habitação, utilizando de uma mesma superestrutura. A proposta visa garantir as principais vantagens desse modelo construtivo: agilidade, qualidade e melhor controle da mão de obra. Além do escopo estrutural, propomos a implementação de soluções voltadas ao desempenho térmico da edificação, considerando diferentes regiões do Brasil, elaborando os projetos de infraestrutura necessários e modelo de fechamento. Por fim, o projeto também avaliará a viabilidade de atender o selo Procel Edificações. O detalhamento desse projeto inclui a elaboração de desenhos técnicos, memoriais descritivos de cálculo e especificações.
Autores: Eduardo de Souza Brognoli, Giovanna Caroline Adam de Araújo, Leonardo Zanella Michelini, Murilo Zanotti Squizato, Vinicius de Oliveira
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas
Recursos: Acessos as normas ABNT: ABNT NBR 6118-08:2023 – Projetos de estruturas de concreto armado; ABNT 9062/2017 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado; ABNT NBR 15575-1:2024 – Edificações habitacionais — Desempenho.
Softwares AutoDesk: AutoCAD, Revit.
Softwares AltoQI: Eberick, QI Builder, Visus.
Acesso a norma ASHRAE 90.1
Acesso a instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (INI-R)
Programa EnergyPlus
Documentação e planilhas disponíveis no site do LabEEE – https://labeee.ufsc.br/pt-br
Desenvolvido em: 2025/2.
“Desenvolvimento, em plataformas BIM, dos projetos Estrutural, Elétrico e Hidrossanitário de um edifício de oito pavimentos, seguido da compatibilização interdisciplinar desses modelos visando à obtenção de quantitativos precisos para uma estimativa orçamentária mais assertiva. Adicionalmente, será realizado o estudo térmico da envoltória da edificação por meio do software Revit, uma vez que o projeto arquitetônico foi integralmente modelado nessa plataforma, permitindo a extração de dados consistentes para análises de desempenho térmico.”
Descrição: “Desenvolvimento, em plataformas BIM, dos projetos Estrutural, Elétrico e Hidrossanitário de um edifício de oito pavimentos, seguido da compatibilização interdisciplinar desses modelos visando à obtenção de quantitativos precisos para uma estimativa orçamentária mais assertiva. Adicionalmente, será realizado o estudo térmico da envoltória da edificação por meio do software Revit, uma vez que o projeto arquitetônico foi integralmente modelado nessa plataforma, permitindo a extração de dados consistentes para análises de desempenho térmico.”
Autores: Pedro Araujo Gazola
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas
Recursos: Os softwers que serao utilizados vao depender da disciplina do projeto, sendo o:
– Revit: projeto arquitetonico; estudo térmico da envoltória da edificação, e compatibilizacao;
– Eberick: projeto estrutural;
– QiBuilder: projeto eletrico; projeto hidrossanitário;
– QiVisus: orçamentação;
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Projeto estrutural de moradias de interesse social com ênfase em economia e eficiência construtiva.
Descrição: O projeto tem como objetivo a concepção e dimensionamento estrutural de moradias de interesse social na cidade de Florianópolis. A proposta foca na comparação de diferentes técnicas construtivas em concreto para edifícios de três pavimentos, visando um projeto facilmente replicável, de baixo custo e de rápida construção. A avaliação das soluções estruturais será conduzida com base no tripé: baixo custo, industrialização e sustentabilidade, garantindo a viabilidade econômica e ambiental do empreendimento.
Autores: Ana Paula Wandresen, Fabio Felipe Saldana Lagos, Fernanda de Lima Rios, Isadora Fernandes, Raquel Zoz Bieger, Ronan Alan Bruch
Áreas envolvidas: Construção civil, Estruturas
Recursos: Acesso aos softwares AutoCad, Eberick, Sienge, Prevision e projeto arquitetônico. Normas pertinentes.
Desenvolvido em: 2025/2.
2025.1
Projeto estrutural para edificação mista de uso residencial e comercial, localizada em uma área urbana
Descrição: Projeto estrutural para edificação mista de uso residencial e comercial, localizada em uma área urbana de Florianópolis, onde a limitação espacial demanda soluções estruturais criativas. O desenvolvimento deste projeto inclui a produção de desenhos técnicos, detalhamentos dos componentes estruturais, memorial de cálculo e especificações, visando a otimização dos elementos estruturais para garantir segurança, durabilidade e eficiência. A estrutura será concebida a partir da planta arquitetônica, com a determinação das cargas atuantes e o dimensionamento de pilares, vigas, lajes e outros elementos. Além do dimensionamento, haverá detalhamentos técnicos e a elaboração de um memorial de cálculo completo. Outro aspecto importante será a análise das tecnologias construtivas e materiais a serem empregados, em especial o concreto, visando sua otimização tanto em termos de resistência quanto de sustentabilidade. Técnicas avançadas de concretagem e reforço estrutural poderão ser analisadas, com o intuito de melhorar o desempenho da edificação ao longo de sua vida útil. O projeto poderá ainda incluir estudos de viabilidade técnica e econômica, assegurando que as decisões de projeto estejam alinhadas com as melhores práticas e normas vigentes, buscando um equilíbrio entre inovação e segurança.
Autores: Izabela Coelho, Isaque Stähelin da Rosa, Victor Holek Neves Russi, Igor Astolfi Poltronieri, Gustavo Henrique Utzig, Letícia Limas da Silva
Áreas envolvidas: Construção civil e Estruturas.
Recursos: Software Eberick (Alto QI); Software ftool; Software AutoCad; Computadores para utilizar os softwares; Acesso ao laboratório de estruturas; Acesso ao laboratório de materiais; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT; Legislação estadual e federal; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharem necessários.
Desenvolvido em: 2025.1
Projeto de estrutura de concreto armado de interseção viária em área urbana, a partir do estudo de uma situação real com mobilidade restringida
Descrição: Esta proposta tem por objetivo desenvolver um projeto de estrutura de concreto armado de interseção viária em área urbana, a partir do estudo de uma situação real com mobilidade restringida por inexistência de infraestrutura adequada, como é o caso de vários locais na Grande Florianópolis. O procedimento inclui o projeto estrutural de um contorno viário elevado, bem como o projeto geométrico para ligação com as vias já existentes e/ou novos acessos. Além disso, será realizado uma análise da real demanda do local de implantação, visando obter melhores dados de tráfego. Para a realização do projeto serão utilizados e explorados conhecimentos das áreas de transportes e estruturas.
Autores: Júlia Leidens, Giorgia Luccheta Pezzi
Áreas envolvidas: Estruturas. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Softwares de desenho assistido para elaboração de projeto geométrico de vias e interseções (p.ex. AutoCAD, Civil 3D). Softwares para desenvolvimento de projeto estrutural (p. ex. Pacote Eberick, Ftool). Softwares para uso de SIG (p. ex. QGIS e ArcGIS). Softwares de edição de textos e planilhas (p.ex. Pacote Office). Acesso a dados de tráfego. Acesso às bibliografias das áreas. Normas ABNT e DNIT/DEINFRA. Legislação federal e estadual. Acesso às salas do ECV disponibilizadas para o Projeto Integrador. Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharem necessário.
Desenvolvido em: 2025.1
Projeto estrutural sobre projeto arquitetônico de uma edificação, junto com projeto de sustentabilidade para tornar a edificação mais eficiente
Descrição: Projeto estrutural sobre projeto arquitetônico de uma edificação, junto com projeto de sustentabilidade para tornar a edificação mais eficiente. Focando no uso racional da água e eficiência energética principalmente, sem perder a qualidade do ambiente interno. Gerando assim, uma edificação mais consciente respeito ao meio ambiente e à sociedade, tendo redução de custos e a valorização do imóvel.
Autores: Luciana Inés Viruez Antelo, Sofia Burigo Vieira
Áreas envolvidas: Construção civil. Estruturas.
Recursos: Utilização de softwares de simulação para aproveitamento de águas pluviais como o Netuno, assim como outros softwares utilizados no LABEEE, junto com um software de cálculo estrutural como o Eberick por exemplo . A orientação dos professores afins as áreas de sustentabilidade e estruturas, e o acesso à sala de estudos disponibilizada para o Projeto Integrador.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Projeto da duplicação do trecho da rodovia SC-417, que conecta o município de Garuva ao Porto de Itapoá
Descrição: Este Projeto Integrador visa o desenvolvimento de um projeto da duplicação do trecho da rodovia SC-417, que conecta o município de Garuva ao Porto de Itapoá. O enfoque principal será desenvolvido em diferentes soluções geotécnicas, que abordam técnicas e projetos em aterros sobre solos moles e estabilidade de taludes de corte e aterro. Além disso, nos relevos de elevação, será projetado um sistema de monitoramento topográfico aplicado na estabilidade das encostas que visa o monitoramento e a estabilidade ao longo do tempo. No traçado da rodovia que compreende os solos localizados em relevo plano, serão avaliados os recalques que, porventura, o aterro possa sofrer. A duplicação do trecho rodoviário em questão é fundamental para permitir um melhor acesso ao Porto de Itapoá, um dos maiores do Brasil, o que facilitaria o escoamento de mercadorias e reduziria os custos logísticos. A melhoria desta infraestrutura reduzirá o tempo de transporte, aumentará a capacidade de tráfego e impulsionará o desenvolvimento econômico da região, promovendo a criação de empregos e a modernização das rodovias estaduais. O monitoramento geotécnico contínuo garantirá a durabilidade da obra, e evitará custos adicionais com a retificação de recalques excessivos e a instabilidade dos taludes desta rodovia.
Autores: Alexandre Vitor Morais da Silva, Gabriel Testoni Schmidt , Rafael Muller Schmitz, Alisson Eccher
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Software AutoCad e Civil 3D; Softwares para uso de SIG (QGIS e ArcGIS); Software GeoStudio, Software GAWAC; Planilhas eletrônicas; Python; Computadores para utilizar os softwares; Acesso a dados de tráfego, geotécnicos e topográficos; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT; Legislação estadual e federal; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharam necessários.
Desenvolvido em: 2025.1
Projeto de autódromo na cidade de Florianópolis
Descrição: Propõe-se o desenvolvimento de um projeto de autódromo na cidade de Florianópolis, com foco no traçado geométrico da pista e no dimensionamento do pavimento, considerando levantamentos topográficos de áreas pré-selecionadas e também de estudos geotécnicos. A execução deste projeto demanda a aplicação de princípios avançados de engenharia civil, com o objetivo de criar uma infraestrutura capaz de suportar corridas de alta velocidade, em conformidade com normas técnicas de segurança e funcionalidade exigidas para eventos automobilísticos. Florianópolis, apesar de possuir uma forte cultura automobilística, ainda não dispõe de um autódromo moderno que atenda à crescente demanda local e regional. Como um dos principais polos turísticos e econômicos do sul do Brasil, a cidade tem potencial para sediar competições automobilísticas de grande porte, mas carece da infraestrutura adequada para tal. A construção de um autódromo preencheria essa lacuna, atraindo competições regionais, nacionais e internacionais, com impacto direto no turismo e na economia local.
Autores: Gabriel Lisboa Bordin, Gianfranco Longo, Vinícius Sousa de Faria, Ian Loss, Manoel Vitor Carneiro Oliveira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Disponibilização dos laboratórios de pavimentação, solos, geoprocessamento e topografia, conforme a necessidade do projeto. Acesso à sala equipada com computadores para o desenvolvimento das etapas do projeto. Utilização de equipamentos topográficos para o levantamento da área selecionada na região de Florianópolis, visando a modelagem e análise no software Civil 3D, com o objetivo de definir o traçado geométrico da pista.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Readequação do estacionamento localizado entre o Hospital Universitário e o Centro de Ciências da Saúde
Descrição: O projeto trata da readequação do estacionamento localizado entre o Hospital Universitário e o Centro de Ciências da Saúde, com enfoque nas disciplinas de pavimentação, sinalização e drenagem, abrangendo detalhes executivos e os levantamentos necessários para a realização do projeto. A justificativa se dá nas más condições do referido estacionamento, que não possui demarcação de vagas, pouca área pavimentada, e apresenta constante acúmulo de água superficial, exigindo intervenções. Além disso, trata-se de um local de frequente trânsito e utilização por alunos e funcionários da UFSC, e, com a entrega dos projetos desenvolvidos no PI, recursos públicos seriam poupados, e as obras ficariam mais próximas de serem realizadas.
Autores: Gabriel Lisboa Bordin, Gianfranco Longo, Vinícius Sousa de Faria, Ian Loss, Manoel Vitor Carneiro Oliveira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas. Construção Civil. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Será necessário a utilização de equipamentos de topografia para a realização de levantameto topográfico, que será a base do projeto. Além disso, será necessário realizar ensaios de solos para o adequado dimensionamento do pavimento, dos passeios e dos demais equipamentos. Serão também necessários dados hidrológicos a respeito dos córregos e canais do entorno, para auxiliar a execuçãod o projeto de drenagem. Por fim, será necessário o acesso a softwares específicos que auxiliem no desenvolvimento do projeto.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Reforma e recuperação de edificações e/ou estruturas a partir do levantamento de patologias
Descrição: O projeto se trata da elaboração de projetos de reforma e recuperação de edificações e/ou estruturas a partir do levantamento de patologias das construções, podendo ou não ser em edificações do campus Trindade (UFSC). O projeto é importante pois o campus apresenta inúmeras edificações com manifestações patológicas que causam risco aos seus usuários, necessitando de medidas corretivas.
Autores: Gabriel Lisboa Bordin, Gianfranco Longo, Ian Loss, Manoel Vitor Carneiro Oliveira, Vinícius Sousa de Faria
Áreas envolvidas: Construção Civil. Estruturas.
Recursos: Serão necessários equipamentos associados a identificação de patologias, e acesso ao LMCC.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
2024.2
Projeto de supra e infraestrutura de um edifício acima de 15 pavimentos
Descrição: Projeto de supra e infraestrutura de um edifício acima de 15 pavimentos, em uma área restrita de centro urbano, envolvendo as dificuldades de solo em espaços limitados para construção das edificações (necessidade de estruturas de contenção para subsolo), visando otimizar a relação solo-estrutura. O projeto será realizado a partir da planta arquitetônica, passando pela concepção estrutural, planta de cargas e dimensionamento dos elementos estruturais. Podendo, ainda, ter uma análise de otimização e detalhamento das fundações escolhidas e um comparativo com o comportamento em edifícios altos.
Autores: Ângelo da Silva Girardi, Érico Barbosa, Geovany Jucelio dos Santos, Júlia Prim da Silva, Laura Nunes Brandão e Leonardo Urias de Abreu
Áreas envolvidas: Estruturas Geotecnia/ Transportes
Recursos: Planta arquitetônica de um edifício entre 15 e 20 pavimentos, Softwares de cálculo estrutural (Eberick), acesso a sala de estudos disponibilizada para o Projeto Integrador, orientação dos professores envolvidos, etc.
Desenvolvido em: 2024.2
Projeto de uma ponte com estudo de tráfego
Descrição: O objeto de estudo consiste em um projeto de uma ponte em uma localidade que carece dessa infraestrutura, tal como no estado do RS, que teve estruturas destruídas pela enchente. O projeto abrangerá o estudo de tráfego para determinação da demanda (conforme dados divulgados pelo DNIT), o dimensionamento da estrutura de concreto armado, a pavimentação e a sinalização. O objetivo é atender a uma necessidade da sociedade, melhorando o tráfego e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que dependem dessa obra de arte. Para elaborar o projeto estrutural, serão utilizadas as Normas ABNT NBR 6120, NBR 6119, NBR 7187, NBR 7188, Manual de pavimentação do DNIT, além da demais normas e legislações aplicáveis, levando em consideração o local de implantação. Essa iniciativa é fundamental por diversos motivos. Primeiramente, uma ponte bem projetada pode facilitar o acesso a áreas remotas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, contribui para a segurança viária, reduzindo acidentes e congestionamentos e, também, pode promover a integração entre comunidades, facilitando o acesso a serviços básicos como saúde e educação.
Autores: Armanda Geraldo Andrighi, Daniel Tavares dos Anjos, João Vitor Ferreira Pedro, Lucas Dervanoski Lanzarin, Mariah Hermes Assini e Raul Munhoz Ponce
Áreas envolvidas: Estruturas Geotecnia/ Transportes
Recursos: Software Eberick (Alto QI); Software ftool; Software AutoCad; Software HMC6-Calc; Softwares para uso de SIG (QGIS e ArcGIS); Planilhas eletrônicas; Python; Computadores para utilizar os softwares; Acesso a dados de tráfego; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT; Legislação estadual e federal; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharam necessários.
Desenvolvido em: 2024.2
Projeto de Estruturas Eólicas
Descrição: Diante da necessidade de fontes alternativas de energia, associado a crescente demanda por energia elétrica no país, a energia eólica surge como uma fonte aliada na complementação à geração hidráulica, principalmente na seca, onde o vento aumenta em relação ao período de chuva (OLIVEIRA, 2021). No que tange ao suporte das estruturas eólicas, em geral, o seu estudo e dimensionamento são desafiantes para a engenharia estrutural, uma vez que são estruturas extremamente esbeltas submetidas a esforços de natureza dinâmica, como o vento, abalos sísmicos e as próprias excitações do sistema. Diante deste desafio, o dimensionamento deste tipo de estrutura conversa com aplicação de modelagens numéricas e Métodos de Elementos Finitos (MEF) para efetuar análises acerca da iteração solo-estrutura, efeitos da carga axial, momentos e a interação fluido-estrutura (pressão do vento). Nesse sentido, este documento apresenta como ideia do Projeto Integrador a elaboração de um projeto executivo das fundações de um parque eólico situado no nordeste brasileiro.
Autores: Ayan Cardoso Monteiro e João Augusto G. Pessato Paiva
Áreas envolvidas: Estruturas Geotecnia/ Transportes
Recursos: Laboratório de Mecânica dos Solos, Laboratório de Experimentação em Estruturas, sala de reuniões para membros da equipe e orientadores.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
2024.1
Projetos em madeira para construções voltadas ao clima do sul brasileiro
Descrição: Neste projeto pretendo abordar estudos de projetos em madeira para construções voltadas ao clima do sul brasileiro, focando em regiões de serra. Sendo levados em foco o estudo das condições topográficas de dificil acesso e o método wood frame comparado ao método tradicional brasileiro para otimização dos processos construtivos.
Autores: Armando Marcos de Souza Pereira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas e Estruturas
Recursos: Acesso ao laboratório de experimentação em estruturas.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.


