Banco de ideias
2025.1
Projeto estrutural para edificação mista de uso residencial e comercial, localizada em uma área urbana
Descrição: Projeto estrutural para edificação mista de uso residencial e comercial, localizada em uma área urbana de Florianópolis, onde a limitação espacial demanda soluções estruturais criativas. O desenvolvimento deste projeto inclui a produção de desenhos técnicos, detalhamentos dos componentes estruturais, memorial de cálculo e especificações, visando a otimização dos elementos estruturais para garantir segurança, durabilidade e eficiência. A estrutura será concebida a partir da planta arquitetônica, com a determinação das cargas atuantes e o dimensionamento de pilares, vigas, lajes e outros elementos. Além do dimensionamento, haverá detalhamentos técnicos e a elaboração de um memorial de cálculo completo. Outro aspecto importante será a análise das tecnologias construtivas e materiais a serem empregados, em especial o concreto, visando sua otimização tanto em termos de resistência quanto de sustentabilidade. Técnicas avançadas de concretagem e reforço estrutural poderão ser analisadas, com o intuito de melhorar o desempenho da edificação ao longo de sua vida útil. O projeto poderá ainda incluir estudos de viabilidade técnica e econômica, assegurando que as decisões de projeto estejam alinhadas com as melhores práticas e normas vigentes, buscando um equilíbrio entre inovação e segurança.
Autores: Izabela Coelho, Isaque Stähelin da Rosa, Victor Holek Neves Russi, Igor Astolfi Poltronieri, Gustavo Henrique Utzig, Letícia Limas da Silva
Áreas envolvidas: Construção civil e Estruturas.
Recursos: Software Eberick (Alto QI); Software ftool; Software AutoCad; Computadores para utilizar os softwares; Acesso ao laboratório de estruturas; Acesso ao laboratório de materiais; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT; Legislação estadual e federal; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharem necessários.
Desenvolvido em: 2025.1
Projeto de estrutura de concreto armado de interseção viária em área urbana, a partir do estudo de uma situação real com mobilidade restringida
Descrição: Esta proposta tem por objetivo desenvolver um projeto de estrutura de concreto armado de interseção viária em área urbana, a partir do estudo de uma situação real com mobilidade restringida por inexistência de infraestrutura adequada, como é o caso de vários locais na Grande Florianópolis. O procedimento inclui o projeto estrutural de um contorno viário elevado, bem como o projeto geométrico para ligação com as vias já existentes e/ou novos acessos. Além disso, será realizado uma análise da real demanda do local de implantação, visando obter melhores dados de tráfego. Para a realização do projeto serão utilizados e explorados conhecimentos das áreas de transportes e estruturas.
Autores: Júlia Leidens, Giorgia Luccheta Pezzi
Áreas envolvidas: Estruturas. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Softwares de desenho assistido para elaboração de projeto geométrico de vias e interseções (p.ex. AutoCAD, Civil 3D). Softwares para desenvolvimento de projeto estrutural (p. ex. Pacote Eberick, Ftool). Softwares para uso de SIG (p. ex. QGIS e ArcGIS). Softwares de edição de textos e planilhas (p.ex. Pacote Office). Acesso a dados de tráfego. Acesso às bibliografias das áreas. Normas ABNT e DNIT/DEINFRA. Legislação federal e estadual. Acesso às salas do ECV disponibilizadas para o Projeto Integrador. Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharem necessário.
Desenvolvido em: 2025.1
Projeto estrutural sobre projeto arquitetônico de uma edificação, junto com projeto de sustentabilidade para tornar a edificação mais eficiente
Descrição: Projeto estrutural sobre projeto arquitetônico de uma edificação, junto com projeto de sustentabilidade para tornar a edificação mais eficiente. Focando no uso racional da água e eficiência energética principalmente, sem perder a qualidade do ambiente interno. Gerando assim, uma edificação mais consciente respeito ao meio ambiente e à sociedade, tendo redução de custos e a valorização do imóvel.
Autores: Luciana Inés Viruez Antelo, Sofia Burigo Vieira
Áreas envolvidas: Construção civil. Estruturas.
Recursos: Utilização de softwares de simulação para aproveitamento de águas pluviais como o Netuno, assim como outros softwares utilizados no LABEEE, junto com um software de cálculo estrutural como o Eberick por exemplo . A orientação dos professores afins as áreas de sustentabilidade e estruturas, e o acesso à sala de estudos disponibilizada para o Projeto Integrador.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Projeto da duplicação do trecho da rodovia SC-417, que conecta o município de Garuva ao Porto de Itapoá
Descrição: Este Projeto Integrador visa o desenvolvimento de um projeto da duplicação do trecho da rodovia SC-417, que conecta o município de Garuva ao Porto de Itapoá. O enfoque principal será desenvolvido em diferentes soluções geotécnicas, que abordam técnicas e projetos em aterros sobre solos moles e estabilidade de taludes de corte e aterro. Além disso, nos relevos de elevação, será projetado um sistema de monitoramento topográfico aplicado na estabilidade das encostas que visa o monitoramento e a estabilidade ao longo do tempo. No traçado da rodovia que compreende os solos localizados em relevo plano, serão avaliados os recalques que, porventura, o aterro possa sofrer. A duplicação do trecho rodoviário em questão é fundamental para permitir um melhor acesso ao Porto de Itapoá, um dos maiores do Brasil, o que facilitaria o escoamento de mercadorias e reduziria os custos logísticos. A melhoria desta infraestrutura reduzirá o tempo de transporte, aumentará a capacidade de tráfego e impulsionará o desenvolvimento econômico da região, promovendo a criação de empregos e a modernização das rodovias estaduais. O monitoramento geotécnico contínuo garantirá a durabilidade da obra, e evitará custos adicionais com a retificação de recalques excessivos e a instabilidade dos taludes desta rodovia.
Autores: Alexandre Vitor Morais da Silva, Gabriel Testoni Schmidt , Rafael Muller Schmitz, Alisson Eccher
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Software AutoCad e Civil 3D; Softwares para uso de SIG (QGIS e ArcGIS); Software GeoStudio, Software GAWAC; Planilhas eletrônicas; Python; Computadores para utilizar os softwares; Acesso a dados de tráfego, geotécnicos e topográficos; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT; Legislação estadual e federal; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharam necessários.
Desenvolvido em: 2025.1
Projeto de autódromo na cidade de Florianópolis
Descrição: Propõe-se o desenvolvimento de um projeto de autódromo na cidade de Florianópolis, com foco no traçado geométrico da pista e no dimensionamento do pavimento, considerando levantamentos topográficos de áreas pré-selecionadas e também de estudos geotécnicos. A execução deste projeto demanda a aplicação de princípios avançados de engenharia civil, com o objetivo de criar uma infraestrutura capaz de suportar corridas de alta velocidade, em conformidade com normas técnicas de segurança e funcionalidade exigidas para eventos automobilísticos. Florianópolis, apesar de possuir uma forte cultura automobilística, ainda não dispõe de um autódromo moderno que atenda à crescente demanda local e regional. Como um dos principais polos turísticos e econômicos do sul do Brasil, a cidade tem potencial para sediar competições automobilísticas de grande porte, mas carece da infraestrutura adequada para tal. A construção de um autódromo preencheria essa lacuna, atraindo competições regionais, nacionais e internacionais, com impacto direto no turismo e na economia local.
Autores: Gabriel Lisboa Bordin, Gianfranco Longo, Vinícius Sousa de Faria, Ian Loss, Manoel Vitor Carneiro Oliveira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Disponibilização dos laboratórios de pavimentação, solos, geoprocessamento e topografia, conforme a necessidade do projeto. Acesso à sala equipada com computadores para o desenvolvimento das etapas do projeto. Utilização de equipamentos topográficos para o levantamento da área selecionada na região de Florianópolis, visando a modelagem e análise no software Civil 3D, com o objetivo de definir o traçado geométrico da pista.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Readequação do estacionamento localizado entre o Hospital Universitário e o Centro de Ciências da Saúde
Descrição: O projeto trata da readequação do estacionamento localizado entre o Hospital Universitário e o Centro de Ciências da Saúde, com enfoque nas disciplinas de pavimentação, sinalização e drenagem, abrangendo detalhes executivos e os levantamentos necessários para a realização do projeto. A justificativa se dá nas más condições do referido estacionamento, que não possui demarcação de vagas, pouca área pavimentada, e apresenta constante acúmulo de água superficial, exigindo intervenções. Além disso, trata-se de um local de frequente trânsito e utilização por alunos e funcionários da UFSC, e, com a entrega dos projetos desenvolvidos no PI, recursos públicos seriam poupados, e as obras ficariam mais próximas de serem realizadas.
Autores: Gabriel Lisboa Bordin, Gianfranco Longo, Vinícius Sousa de Faria, Ian Loss, Manoel Vitor Carneiro Oliveira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas. Construção Civil. Geotecnia e Transportes.
Recursos: Será necessário a utilização de equipamentos de topografia para a realização de levantameto topográfico, que será a base do projeto. Além disso, será necessário realizar ensaios de solos para o adequado dimensionamento do pavimento, dos passeios e dos demais equipamentos. Serão também necessários dados hidrológicos a respeito dos córregos e canais do entorno, para auxiliar a execuçãod o projeto de drenagem. Por fim, será necessário o acesso a softwares específicos que auxiliem no desenvolvimento do projeto.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
Reforma e recuperação de edificações e/ou estruturas a partir do levantamento de patologias
Descrição: O projeto se trata da elaboração de projetos de reforma e recuperação de edificações e/ou estruturas a partir do levantamento de patologias das construções, podendo ou não ser em edificações do campus Trindade (UFSC). O projeto é importante pois o campus apresenta inúmeras edificações com manifestações patológicas que causam risco aos seus usuários, necessitando de medidas corretivas.
Autores: Gabriel Lisboa Bordin, Gianfranco Longo, Ian Loss, Manoel Vitor Carneiro Oliveira, Vinícius Sousa de Faria
Áreas envolvidas: Construção Civil. Estruturas.
Recursos: Serão necessários equipamentos associados a identificação de patologias, e acesso ao LMCC.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
2024.2
Projeto de supra e infraestrutura de um edifício acima de 15 pavimentos
Descrição: Projeto de supra e infraestrutura de um edifício acima de 15 pavimentos, em uma área restrita de centro urbano, envolvendo as dificuldades de solo em espaços limitados para construção das edificações (necessidade de estruturas de contenção para subsolo), visando otimizar a relação solo-estrutura. O projeto será realizado a partir da planta arquitetônica, passando pela concepção estrutural, planta de cargas e dimensionamento dos elementos estruturais. Podendo, ainda, ter uma análise de otimização e detalhamento das fundações escolhidas e um comparativo com o comportamento em edifícios altos.
Autores: Ângelo da Silva Girardi, Érico Barbosa, Geovany Jucelio dos Santos, Júlia Prim da Silva, Laura Nunes Brandão e Leonardo Urias de Abreu
Áreas envolvidas: Estruturas Geotecnia/ Transportes
Recursos: Planta arquitetônica de um edifício entre 15 e 20 pavimentos, Softwares de cálculo estrutural (Eberick), acesso a sala de estudos disponibilizada para o Projeto Integrador, orientação dos professores envolvidos, etc.
Desenvolvido em: 2024.2
Projeto de uma ponte com estudo de tráfego
Descrição: O objeto de estudo consiste em um projeto de uma ponte em uma localidade que carece dessa infraestrutura, tal como no estado do RS, que teve estruturas destruídas pela enchente. O projeto abrangerá o estudo de tráfego para determinação da demanda (conforme dados divulgados pelo DNIT), o dimensionamento da estrutura de concreto armado, a pavimentação e a sinalização. O objetivo é atender a uma necessidade da sociedade, melhorando o tráfego e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que dependem dessa obra de arte. Para elaborar o projeto estrutural, serão utilizadas as Normas ABNT NBR 6120, NBR 6119, NBR 7187, NBR 7188, Manual de pavimentação do DNIT, além da demais normas e legislações aplicáveis, levando em consideração o local de implantação. Essa iniciativa é fundamental por diversos motivos. Primeiramente, uma ponte bem projetada pode facilitar o acesso a áreas remotas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, contribui para a segurança viária, reduzindo acidentes e congestionamentos e, também, pode promover a integração entre comunidades, facilitando o acesso a serviços básicos como saúde e educação.
Autores: Armanda Geraldo Andrighi, Daniel Tavares dos Anjos, João Vitor Ferreira Pedro, Lucas Dervanoski Lanzarin, Mariah Hermes Assini e Raul Munhoz Ponce
Áreas envolvidas: Estruturas Geotecnia/ Transportes
Recursos: Software Eberick (Alto QI); Software ftool; Software AutoCad; Software HMC6-Calc; Softwares para uso de SIG (QGIS e ArcGIS); Planilhas eletrônicas; Python; Computadores para utilizar os softwares; Acesso a dados de tráfego; Acesso a bibliografia das áreas; Normas ABNT; Legislação estadual e federal; Demais softwares e equipamentos que os orientadores acharam necessários.
Desenvolvido em: 2024.2
Projeto de Estruturas Eólicas
Descrição: Diante da necessidade de fontes alternativas de energia, associado a crescente demanda por energia elétrica no país, a energia eólica surge como uma fonte aliada na complementação à geração hidráulica, principalmente na seca, onde o vento aumenta em relação ao período de chuva (OLIVEIRA, 2021). No que tange ao suporte das estruturas eólicas, em geral, o seu estudo e dimensionamento são desafiantes para a engenharia estrutural, uma vez que são estruturas extremamente esbeltas submetidas a esforços de natureza dinâmica, como o vento, abalos sísmicos e as próprias excitações do sistema. Diante deste desafio, o dimensionamento deste tipo de estrutura conversa com aplicação de modelagens numéricas e Métodos de Elementos Finitos (MEF) para efetuar análises acerca da iteração solo-estrutura, efeitos da carga axial, momentos e a interação fluido-estrutura (pressão do vento). Nesse sentido, este documento apresenta como ideia do Projeto Integrador a elaboração de um projeto executivo das fundações de um parque eólico situado no nordeste brasileiro.
Autores: Ayan Cardoso Monteiro e João Augusto G. Pessato Paiva
Áreas envolvidas: Estruturas Geotecnia/ Transportes
Recursos: Laboratório de Mecânica dos Solos, Laboratório de Experimentação em Estruturas, sala de reuniões para membros da equipe e orientadores.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.
2024.1
Projetos em madeira para construções voltadas ao clima do sul brasileiro
Descrição: Neste projeto pretendo abordar estudos de projetos em madeira para construções voltadas ao clima do sul brasileiro, focando em regiões de serra. Sendo levados em foco o estudo das condições topográficas de dificil acesso e o método wood frame comparado ao método tradicional brasileiro para otimização dos processos construtivos.
Autores: Armando Marcos de Souza Pereira
Áreas envolvidas: Ciências Geodésicas e Estruturas
Recursos: Acesso ao laboratório de experimentação em estruturas.
Desenvolvido em: Ainda não desenvolvido.